5 maiores riscos para os motociclistas de entrega

No Brasil, o veículo que mais causa mortes no trânsito é a motocicleta. Elas são responsáveis por cerca de 80% das indenizações feitas pelo seguro DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre). 

Segundo o especialista em transportes e segurança do trânsito, Horácio Augusto Figueira, os acidentes graves acontecem de cinco a dez vezes mais com motociclistas

No ano de 2020, o primeiro setor de veículos a começar a se recuperar foi o das motos, principalmente, por causa do aumento do número de pessoas que as utilizam para trabalhar, mais especificamente, os entregadores.

Por isso, resolvemos trazer os maiores riscos para os motociclistas, a fim de ajudá-los a se prevenir no trânsito, siga no texto!

Velocidade

Uma das vantagens da moto é ser um veículo de resposta rápida à velocidade, um dos motivos pelo qual é ágil. Entretanto, ela deve ser usada com moderação e dentro das exigências de trânsito, uma vez que a velocidade é um dos maiores causadores de acidentes graves. 

Mudança de faixa

Muitos motoristas ainda mudam de faixa sem dar sinalização, isso pode ser por falta de atenção, por alguma falha no veículo, ou por negligência. O fato é que, em uma dessas mudanças, o motociclista está muito mais vulnerável do que o motorista, pela própria estrutura da moto, que não tem muita proteção. 

Ausência de Freios ABS

O sistema ABS (Antilock Braking System) serve como complemento ao freio da moto, ele impede que as rodas travem ao frear bruscamente. Dessa forma, os freios ABS evitam que a moto derrape e que se perca o controle. 

Sendo assim, não ter o sistema ABS é muito arriscado, uma vez que os motociclistas entregadores freiam frequentemente, tanto para evitar possíveis acidentes, quanto por passarem muitas horas no trânsito entregando pedidos.

Para saber mais sobre os freios ABS, clique aqui.

Uso do corredor

Quem nunca se deparou com motociclistas nos corredores do trânsito, não é mesmo? Isso é muito utilizado pelos entregadores porque faz com que não se perca tanto tempo esperando o trânsito voltar a circular normalmente, o que pode demorar horas. 

No entanto, apesar de comum, é uma prática que pode ser muito perigosa. A qualquer momento os veículos maiores, como carros e caminhões podem estreitar a distância entre eles, causando algum acidente. 

Uso incorreto do capacete

Talvez, esse seja o maior risco de todos, afinal, o capacete é a única proteção para aquilo que é frágil e extremamente importante: a cabeça, o crânio, e, por fim, o cérebro.  

O uso incorreto do capacete, mesmo que não ocorra acidentes graves, pode fazer com que tudo seja ampliado. Como numa batida em que o carro e a moto nem mesmo fiquem amassados, mas que o motociclista caia e bata a cabeça porque o capacete escapou. 

São inúmeras as lesões graves que poderiam acontecer nessa batida, simplesmente pelo mau uso do capacete. Portanto, ter um capacete seguro, de boa qualidade, e sempre usá-lo corretamente é essencial para sua segurança. 

Apresentado alguns dos maiores riscos enfrentados pelos entregadores, fica evidente a importância de tomar medidas de proteção. Gostou do texto? Para saber mais sobre esse e outros assuntos que abordam veículos, acesse o blog da Simples Brasil.