Carro para família: o que considerar antes de comprar um

O carro serve para facilitar nossas vidas, com facilidade de locomoção, conforto e agilidade. Mas, como você já sabe, cada modelo tem um objetivo diferente, que é destinado a um público específico. 

Com isso, quando se pensa em um veículo que não atenda somente a você, mas sua família inteira, o custo financeiro, o espaço e conforto, a potência, o estilo de vida da família e a segurança são pontos que precisam ser pensados.  

Quer saber mais? Continue o texto e aprenda a como tomar essa importante decisão!

O que considerar?

Estilo de vida do grupo familiar

Sua família gosta de viajar nas férias? Fazem muitas atividades juntos? 

Esses são exemplos de perguntas que vocês devem responder antes de escolher um carro, afinal, tudo dependerá de qual o objetivo de vocês.

Se gostam de viajar juntos e “pegar a estrada”, é muito importante que o carro tenha um bom porta-malas.  No entanto, se esse não for um objetivo da família, não há tanta necessidade, e outros critérios passam a ser mais importantes. 

Dessa forma, sugerimos mais algumas perguntas importantes para você e sua família definirem os objetivos ao comprar seu veículo: 

  • Quais locais você e sua família costumam frequentar (juntos e individualmente)? 
  • Quais atividades gostam de fazer? 
  • Quais as características geográficas de onde moram? Cidade rural, fazenda, centro urbano?
  • Qual as necessidades de cada integrante da família? Por exemplo, no caso de bebês e crianças a segurança e o espaço são fundamentais. Clique aqui para saber mais. 

Tamanho e espaço

Levando em consideração que uma família costuma ser composta por 2 ou mais integrantes, um carro tão pequeno não é recomendado, afinal, o conforto é excepcional!

Entretanto, até 5 integrantes, um carro que proporcione essa capacidade de ocupação com conforto para cada passageiro é suficiente. Não há necessidade de um carro excepcionalmente grande, até porque isso tem um preço elevado e gera gastos proporcionalmente altos.

Tem que levar em consideração que quanto maior o carro, mais pesado ele será, dessa forma, maior os gastos com combustível, limpeza, entre outros. Isso pode ser um impedimento para muitas famílias, então, se for um ponto muito importante para a sua, preste atenção.  

Tipos de Carros

Todas as especificações automotivas variam muito de acordo com o tipo de carro. Por isso, descrevemos alguns deles para facilitar a sua decisão: 

Compactos

  • Mais baratos;
  • Tráfego em grandes centros urbanos com até 4 pessoas;
  • Pouco espaço interno; 
  • Melhor custo de manutenção;
  • Menor consumo de combustível. 

Geralmente, esses automóveis não são os ideais para as famílias maiores, justamente por possuírem pouco espaço. Mas, pelo custo-benefício, é interessante levá-lo em consideração para famílias pequenas. 

Sedans

  • Automóveis com maior espaço interno;
  • Porta-malas espaçoso; 
  • Dependendo da marca, modelo e ano possuem um custo-benefício razoável, não tão bom quando os compactos, mas, ainda sim, interessante. 
  • A quantidade máxima de passageiros com conforto é de 5 pessoas e, mesmo assim, com bastante conforto. 

Esse, geralmente, é o modelo mais escolhido entre as famílias brasileiras, por ser um meio termo bom entre os carros mais simples e os mais compostos. 

SUVs

  • Veículos grandes e, ao mesmo tempo, mais esportivos;
  • Motores mais potentes;
  • Muito espaço interno;
  • Alguns SUVs transportam até 7 pessoas.
  • Mais caros;

Esse modelo é muito escolhido por famílias que possuem uma condição financeira mais favorecida. Além de possuir um espaço interno muito bom, possuem uma alta tecnologia. 

Minivans

  • Muito espaço e alguns modelos também transportam 7 pessoas;
  • Não costuma ser tão potente, mas possui um bom desempenho;
  • Menor consumo de combustível. 

As Minivans são um meio termo entre os Sedans e os SUVs. Por isso, ainda possui um custo-benefício mais acessível do que um SUV. 

Por que a potência deve ser levada em consideração?

A potência é um quesito porque também varia de acordo com os ideais da família. Se você pretende viajar bastante, o ideal é comprar um carro que tenha uma boa potência, pois tem um desempenho melhor nas estradas. 

Caso o uso seja mais urbano e não tenha tantos passageiros (nesse caso, familiares), um carro entre o 1.0 e 1.4 é suficiente. Mas isso muda caso sua família for grande ou transporte muitas coisas. Outra coisa a levar em consideração, quanto maior a potência do veículo, maior o consumo de combustível e, consequentemente, dos gastos. 

Segurança

Quando se tem uma família, prezar por segurança é um requisito básico e extremamente fundamental na hora de pensar em qualquer coisa, não é mesmo?

Dessa forma, é importante pesquisar sobre como identificar um carro seguro para, somente assim, tomar uma decisão. Alguns aspectos são básicos, os mais importantes: o carro possui Airbags? Os cintos de segurança são eficientes?

Nos modelos mais caros, como SUVs e Sedans, esses requisitos são facilmente listados, mas, para famílias que possuem um financeiro mais limitado, nem sempre é fácil encontrar veículos tão seguros, mas é indispensável. Gostou do conteúdo? Conheça a Simples Brasil e confira mais dicas no nosso blog!