CRLV digital: esclareça todas as suas dúvidas!

O CRLV digital ou CRLV-e é a versão eletrônica do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo — documento de registro e identificação do veículo obrigatório. Lançado em 2018, ele permite que o proprietário porte o documento em seu celular com o mesmo valor legal do papel.

Em janeiro o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) determinou que os Detrans de todo o país substituíssem o documento físico pelo CRLV digital. Logo, como a versão física será suspensa, será a obrigatório o porte da versão eletrônica do documento. 

Apesar da determinação estar em vigor desde junho, muitas pessoas ainda possuem dúvidas quanto ao uso do novo documento. Motivo pelo qual reunimos neste guia as principais informações sobre o CRLV-e, bem como as mudanças acarretadas por este novo serviço.

Como emitir o CRLV digital?

Para emitir o CRLV-e basta que o motorista faça o download do aplicativo – Carteira Digital, disponível gratuitamente Google Play e na Apple Store. Ao acessá-lo o proprietário deverá confirmar alguns dados dos órgãos emissores, do veículo e do proprietário, tais como:

  • identificação no DETRAN/UF;
  • código RENAVAM;
  • CPF ou CNPJ do proprietário;
  • número do chassi;
  • placa atual e anterior.

Entre outros dados essenciais que são essenciais para a identificação e segurança do veículo. Posteriormente, o motorista terá acesso ao documento cujo porte é obrigatório. 

O CRLV digital ficará vinculado ao celular informado no cadastro do usuário, bem como a CNH digital e os demais serviços oferecidos no aplicativo. Assim ele poderá circular portando apenas a versão eletrônica do certificado que será válida em território nacional. 

O aplicativo também oferece a opção de exportar o documento no formato pdf, assim, caso queira, o motorista poderá imprimir uma cópia com assinatura digital. Além de poder compartilhar este arquivo com até cinco pessoas, basta que todos tenham cadastro ativo no sistema.

Vale ressaltar que esta mudança não altera as regras para a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo! Sendo assim, para expedi-lo é necessário que o proprietário não tenha débitos ou infrações registradas no Renavam do veículo. Também poderá ser cobrada uma taxa para a emissão do CRLV-e conforme a legislação de cada estado.

Quais vantagens atreladas a este novo serviço?

A versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, e também da Carteira Nacional de Habilitação, trazem diversas vantagens para os motoristas. A primeira delas é a praticidade proporcionada pelo aplicativo, já que através dele é possível consultar todos os dados essenciais sobre o veículo e o condutor. 

Mesmo nos momentos em que você estiver sem internet, pois o CRLV digital fica disponível na versão offline. Eliminando o acúmulo de papéis e até mesmo evitando acidentes, como perder o certificado ou danificá-lo de alguma forma. Visto que ele estará sempre salvo no banco de dados do sistema.

O aplicativo do CRLV digital é seguro?

O aplicativo da Carteira de Trânsito Digital é totalmente seguro! Todos os documentos são protegidos pela PKCS #7 Signature, um tipo de criptografia utilizado em cartórios e órgãos do governo. Ela protege as informações ali armazenadas e atesta a sua autenticidade, pois garante que não houve nenhuma alteração nas informações. 

Essa preocupação com a segurança e validade dos dados também está presente na versão impressa do documento. Visto que, ao solicitar a emissão do CRLV no aplicativo, o arquivo pdf será gerado com um QR code no padrão da ICP-Brasil que atesta a veracidade do documento.

A segurança dos seus dados também estará garantida em caso de roubo ou perda do seu celular. Neste caso basta desconectar o dispositivo no Portal de Serviços do Denatran, assim os documentos serão removidos do aparelho.

O uso já é obrigatório em todo o Brasil?

Sim, o porte do CRLV é obrigatório em todo o Brasil! O motorista sempre deverá ter em mãos uma cópia autenticada deste documento — impresso ou no aplicativo. Caso contrário, o motorista será autuado e, como consequência, perderá pontos na carteira, deverá pagar uma multa e poderá ter o veículo apreendido. 

A CRLV digital é válida em todo o território nacional, portanto é uma ótima solução para evitar situações como estas. Então, se você ainda não utiliza este serviço e/ou a CNH digital, faça o download do aplicativo e comece a usufruir dos seus benefícios. 

Aproveite e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais, assim outras pessoas também poderão conhecer este serviço.