O DPVAT 2020 está mais barato, pagou antecipado? Saiba como solicitar o seu reembolso!

No final de 2019 o Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu a medida provisória do governo que havia descontinuado o seguro DPVAT, por isso a tradicional cobrança foi mantida. A determinação também previa uma redução no valor do DPVAT 2020 de até 85%, porém o governo recorreu e o seguro foi publicado com o valor integral. No entanto, a polêmica não parou por aí!

Em janeiro deste ano a justiça suspendeu a determinação que invalidou o desconto, por isso os valores foram reduzidos e atualizados. O DPVAT de táxis, por exemplo, teve uma redução de 68% ficando no valor de R$ 5,23 — em 2019 os proprietários pagaram R$ 16,21.

Na época em que foi aprovada a redução do valor, muitos proprietários já haviam pago o seguro sem a dedução. Motivo pelo qual, a Seguradora Líder, administradora do DPVAT, determinou que eles fossem restituídos do valor pago a mais. Ainda sim muitas pessoas não solicitaram o ressarcimento, sobretudo por desconhecer o processo.

Você está entre os proprietários que fizeram o pagamento do valor desatualizado? Então, continue a sua leitura e saiba como solicitar o seu reembolso!

Como solicitar o reembolso do DPVAT 2020:

O processo para solicitar a restituição da diferença dos valores pagos a mais no Seguro DPVAT 2020 é simplificado! A Seguradora Líder desenvolveu um site específico para esta demanda (restituicao.dpvatsegurodotransito.com.br), então basta acessá-lo e preencher todos os dados para solicitar o seu reembolso. 

A seguradora pede que os proprietários informem:

  • CPF ou CNPJ do proprietário;
  • Renavam do veículo;
  • E-mail e telefone de contato;
  • Valor pago;
  • Data em que foi realizado o pagamento a maior;
  • Banco, Agência e Conta corrente ou conta poupança do proprietário.

Após preencher todos os dados corretamente, você receberá um protocolo para acompanhamento da sua solicitação. Ela será processada em até dois dias úteis, pois dependerá apenas da compensação bancária para a sua conclusão. 

É preciso reforçar que a restituição será feita exclusivamente na conta do proprietário, ou seja, contas de terceiros não serão aceitas. 

Lembrando que este procedimento é válido apenas para as pessoas que pagaram o valor do seguro sem o desconto. Caso você tenha pago o DPVAT 2020 em duplicidade, por exemplo, a restituição deverá ser feita através da página de dúvidas ou reclamações.

Entenda para que serve o seguro DPVAT:

O Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores é utilizado para assegurar as vítimas em acidentes de trânsito, assim como dar assistência aos seus familiares em casos graves. Conhecido popularmente como DPVAT, ele é válido para qualquer acidente que envolva um veículo automotor de via terrestre, como: 

  • as motocicletas;
  • os carros;
  • micro-ônibus; 
  • ônibus;
  • caminhões;
  • tratores.

Este seguro obrigatório servirá para assegurar os envolvidos, e indenizá-los se necessário, quanto às despesas médico-hospitalares, em caso de invalidez permanente e devido à morte provocada em um acidente. Podendo ser um pedestre envolvido no acidente, um passageiro, o motorista e até mesmo os seus familiares. 

Vale ressaltar que o seguro DPVAT não faz uma avaliação dos culpados, ele apenas leva em consideração o fato de ter um acidente com vítimas. O suporte recebido pelos envolvidos será proporcional ao grau das lesões ocorridas no acidente! Portanto, é uma assistência a mais para você e os seus familiares, e que sofreu uma redução na tarifa neste ano.

Conseguiu esclarecer as suas dúvidas sobre o seguro e o reembolso do DPVAT 2020? Então compartilhe este conteúdo e ajude outras pessoas a solicitarem o seu ressarcimento o quanto antes!