Perca o medo de dirigir: 5 dicas que podem te ajudar

Uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, revela que mais de dois milhões de motoristas brasileiros tem medo de dirigir.

O motivo que pode levar uma pessoa, que pagou caro para tirar sua CNH, ter pavor de ir para estrada são inúmeras. Entre elas, insegurança, falta de prática, falta de instrução adequada ou até mesmo, algum trauma relacionado às más experiências envolvendo o dia a dia no trânsito.

Encarar o trânsito das grandes cidades hoje é preciso muita coragem e o medo se torna um sentimento normal, por isso, é fundamental conhecer o que realmente está provocando o medo de colocar a mão no volante.

Se você é dessas pessoas que, mesmo indo bem nos testes de habilitação e de ter conseguido tirar a tão sonhada CNH, mesmo assim, não consegue cair na estrada, separamos cinco dicas que podem te ajudar conduzir um veículo com mais confiança.

1- Procure saber as causas do seu medo

O ato de dirigir requer muito concentração e assimilação de uma série de situações e comportamentos que pode ser difícil para algumas pessoas. Essas situações, junto com problemas emocionais e psicológicos, podem deixar uma pessoa apavorada ao conduzir um veículo.

Por isso, é importante buscar a origem dos medos, para facilitar sua adaptação ao volante. Segue alguns motivos que podem desencadear esse medo:

– tensão causada pela responsabilidade sobre si e sobre outras pessoas;

– medo do trânsito caótico das grandes cidades;

– baixa autoestima;

– traumas de acontecimentos passados.

2 – Busque ajuda profissional

Diversas autoescolas e instrutores de direção oferecem treinamentos para habilitados. Esses treinamentos são aulas diferenciadas, que tem o objetivo de orientar motoristas habilitados e auxiliá-los, para que se sintam seguros na hora de conduzirem um veículo.

Além disso, é possível encontrar grupos de terapia, pessoas recém-habilitadas ou que há muito não dirigem, por medo, se reúnem. Nessas reuniões, são discutidos meios para se realizar uma direção segura e formas de se adquirir a confiança necessária para perder o medo de dirigir.

Também há a possibilidade de o medo ser algum trauma. Nesse caso, é fundamental buscar ajuda psicológica, de um psicólogo ou terapeuta, que poderá ajudar a conhecer as causas do medo e buscar, junto com você, as melhores soluções para curá-lo.

3- Tenha familiaridade com o veículo

O ideal é encontrar um veículo com o qual você tenha familiaridade, como o carro da família, ou o veículo que você costumava dirigir.

Antes de começar a direção, conheça os comandos do carro, treine movimentos que ainda não são naturais a você, como ajustar os retrovisores, passar as marchas, acionar os faróis e controlar a embreagem.

Conhecer o veículo é muito importante para dirigir bem e te deixará mais tranquilo quando assumir, de fato, o controle do veículo nas estradas.

4- Treine em horários e em rotas tranquilas

Uma avenida com tráfego intenso e em horário de pico não é o melhor lugar para começar a treinar e perder o medo de dirigir.

Nesse cenário, as chances de estresse e de aumento da ansiedade são muito maiores. Sendo assim, comece por vias de pouco movimento, principalmente que sejam longe de escolas ou de centros comerciais.

Escolha um horário com o início da manhã ou final da tarde, em que não haja muito sol e os reflexos sejam melhorados.

A partir daí, alterne os horários e introduza em sua rota vias de mais movimento. A evolução deve ser gradativa, até que você se sinta seguro para dirigir em qualquer situação e em qualquer via.

5- Pratique o quanto for necessário

Não se sinta pressionado a voltar para as ruas na direção de um carro. É necessário que você se sinta confortável na direção e se sinta confiante para enfrentar todos os percalços que possam aparecer no dia a dia de quem dirige.

Por isso, treine o quanto for necessário e peça ajuda pelo tempo que for preciso.

Uma dica é treinar em pequenos percursos. Sempre que for possível, saia com o carro, dê pequenas voltas pelo bairro; vá ao mercado e utilize o carro para realizar compras; dê carona para os amigos e utilize o carro para trabalhar.

Lembre-se: perder o medo de dirigir não acontece de uma hora para outra. É preciso paciência, prática e vontade de superar os medos e colocar em prática todo o aprendizado adquirido durante os tempos de autoescola.

A certeza de que terá apoio para o caso de imprevistos que possam acontecer no trânsito, pode ajudar a adquirir confiança e segurança e, consequentemente, te ajudar a perder o medo de dirigir.

Para isso, contar com um associação de proteção veicular é uma maneira de proteger o seu carro e ter tranquilidade para dirigir pelas ruas das grandes cidades.