Quanto custa manter um carro – saiba como calcular

Ter um carro envolve diversos custos para o dia a dia. Sua praticidade, conforto e facilidade de mobilidade costumam pesar no bolso do proprietário. Mesmo o carro mais popular possui despesas significativas durante todo o ano.

Acompanhe nosso texto e saiba como calcular e prever os custos com seu carro!

Preço de compra/financiamento/consórcio

O primeiro gasto, obviamente, será no momento da compra do veículo. Acontece que a maioria dos brasileiros não compram à vista, com isso, os financiamentos e consórcios são as maneiras mais comuns para adquirir esse patrimônio. 

Ou seja, a compra, muitas vezes, dura por longos anos, no valor da mensalidade combinada no financiamento, por exemplo. Então, entra como um gasto fixo. 

IPVA e DPVAT

O IPVA (Impostos sobre a Propriedade de Veículos Automotores) é um imposto estadual e anual, aplicado somente pelos estados brasileiros e o Distrito Federal. 

Cada governo de estado decide como será a alíquota utilizada como referência, mas a base do cálculo é o valor venal (o preço estimado pelo Poder Público sobre um bem). 

Esse valor venal está disposto, na maioria dos estados, pela Tabela Fipe, de acordo com cada veículo. Para saber o valor da alíquota a ser cobrada sobre o seu carro, precisa achá-lo na tabela. Esse valor costuma variar entre 1% e 4%. 

Dessa forma, para saber quanto gasta com o IPVA por ano, é só multiplicar o valor do seu carro pela porcentagem de sua alíquota. 

Para saber mais sobre o IPVA, acesse o site da Secretaria de Estado de Fazenda

Além disso, outro custo anual é o DPVAT (Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres) é um seguro obrigatório criado pela Lei n° 6.194/74. Seu objetivo é amparar as vítimas de acidente de trânsito em todo o país. 

Em 2021, por conta da crise sanitária, econômica e social, o valor do seguro não será cobrado, mas atente-se nos próximos anos para adicioná-lo na conta.

Manutenção e reparação

Para ter um carro é preciso ter em mente que ele exige manutenção para se manter conservado, assim como de reparação. Elas variam de acordo com o carro, por exemplo, no caso de um carro novo, para se manter a garantia, é necessário realizar manutenção periodicamente.

Entretanto, um carro que não é novo costuma apresentar mais problemas, e precisar de mais reparações, troca de peças, consertos, entre outros. 

Aqui também entra a troca de pneus, que é muito importante para se ter segurança na hora de dirigir. 

Com isso, aconselhamos calcular, pelo menos, 1 manutenção/reparação por mês. Pesquise os valores em sua cidade e coloque um gasto fixo só para essa demanda.. 

Gasolina

O preço da gasolina vem aumentando muito nos últimos anos, atualmente, o litro está acima de R$ 5,00. Para calcular o valor aproximado do gasto com combustível é preciso estabelecer os lugares que costuma ir no dia a dia, quantos quilômetros seu carro consegue andar com um litro, entre outras perguntas básicas. 

O mais interessante, é observar por um mês seus gastos com a gasolina, depois, fixá-los mensalmente.

Seguro ou Proteção Veicular 

Como mencionado, o DPVAT é um seguro, porém, ele foi feito apenas para atender vítimas de acidentes no trânsito, enquanto que, um seguro ou proteção veicular atende muitos outros eventos, como fenômenos da natureza, roubos, assaltos, colisões, entre outros.

O seguro possui um preço mais elevado, o valor varia de acordo com sua análise de perfil e o modelo do seu veículo. Já a proteção veicular, possui um sistema de rateio que não precisa de análise de perfil, mas somente do valor estimado pela tabela Fipe para seu carro, o que acaba deixando o valor mais em conta.

Para conhecer mais sobre a proteção veicular, seus serviços e vantagens, acesse o site da Simples Brasil e confira o nosso Blog Post anterior

Outros

Nessa seção, separamos as coisas mais básicas com que gastamos ao possuir um veículo, que são mais difíceis de se calcular, uma vez que geralmente são feitas ocasionalmente. Dentre elas, estão:

  • Lavagem/polimento;
  • Estacionamento;
  • Pedágio (dependendo do local);
  • Troca de óleo.

O ideal é calcular o preço de cada serviço e estipular, de acordo com suas necessidades, quantas vezes os utilizará. Dessa forma, você chega a um valor aproximado.

A soma com todos os gastos para manter um veículo

Depois de esclarecido os gastos para se manter um veículo, e realizado os cálculos para cada uma de suas necessidades, é necessário somar os valores estimados mensalmente.

Preste atenção! O IPVA e o DPVAT são anuais, logo, depois de sua soma é necessário dividir por doze meses para saber o valor gasto por mês. 

Gostou do conteúdo? Então acesse o blog da Simples Brasil!