Saia do vermelho! Dicas que irão melhorar a sua vida financeira

Aprender a administrar o próprio dinheiro é a melhor medida para quem deseja sair do sufoco e, por consequência, melhorar a vida financeira. Para muitas pessoas esse pode ser um grande desafio, sobretudo quem ainda não tem o hábito de controlar os próprios gastos. Uma pesquisa do Banco Central, feita em 2015, apontou que a maior parte dos brasileiros não planeja o orçamento familiar e também deixa de economizar ao final do mês.

Em momentos de crise, como o estamos vivendo durante a pandemia do Coronavírus, é essencial manter um planejamento de todos os gastos. No entanto, especialistas afirmam que essa prática deve ser mantida rotineiramente, principalmente quem deseja sair do vermelho. Mas, como saber por onde começar? 

Esta é uma dúvida recorrente entre as milhares de pessoas que se encaixam na pesquisa do Banco Central, e nunca fizeram um planejamento do orçamento familiar. Mas, não se preocupe, pois estamos aqui para ajudá-lo! Separamos dicas práticas que irão te ajudar a aprender a administrar a sua renda e melhorar a sua vida financeira. Continue a sua leitura para saber quais são elas!

Dicas para melhorar a sua vida financeira:

Garantir o controle dos seus gastos é o primeiro passo para você sair do vermelho e melhorar de vez a sua vida financeira. Algumas práticas diárias podem te ajudar a alcançar o equilíbrio do seu orçamento, mas será necessário mudanças no seu hábito de consumo. Então, esteja disposto a fazer algumas mudanças na sua rotina de gastos e da sua família.

Estas dicas irão te ajudar a organizar a sua rotina e, consequentemente, melhorar a sua vida financeira:

  • Conhecer a sua renda e identificar as suas despesas:

Antes de pensar em como economizar é preciso conhecer a sua renda real, ou seja, quanto você realmente ganha por mês. Registre em uma planilha todos os seus ganhos com trabalhos recorrentes, aluguéis de imóveis e outras fontes de renda, já com os descontos de cada uma delas, como impostos retidos ou outro custos. 

Lembre-se também de identificar os pagamentos que são fixos, ou seja, que você sempre terá, e aqueles que são eventuais. Assim você saberá qual é a sua renda mensal real e poderá planejar os gastos de acordo com o orçamento disponível, evitando um possível endividamento.

  • Identificar os gastos e reduzi-los diariamente:

Identificar todos os gastos diários e mensais é também uma prática essencial para quem almeja melhorar a vida financeira e economizar. Dessa forma, será possível estabelecer quais gastos são essenciais, como contas residenciais, saúde, alimentação, transporte e entretenimento. Organizando os seus custos mensais ao longo do mesmo e adaptando-os ao orçamento mensal da família.

Essa é também uma maneira fácil de dispensar gastos dispensáveis, ou seja, aquelas que você poderá eliminar da sua rotina. Por exemplo, custos altos com cartão de crédito ou compras que não sejam essenciais para o dia a dia da sua família. Uma ótima maneira de economizar e, por consequência, colocar todas as contas da casa em ordem e garantir uma vida financeira saudável.

  • Estabeleça metas de economia:

Muitos pensam que ao eliminar gastos não essenciais vão deixar de se divertir ou realizar compras que os deixem felizes. Na verdade o planejamento financeiro irá te ajudar a usufruir de todos os benefícios, mas sem extrapolar o seu orçamento mensal. Além disso, com todos gastos e ganhos planejados, você conseguirá estabelecer metas de economia.

Ter uma meta predeterminada é o primeiro passo para começar a realmente economizar. Primeiro determine uma quantia que irá te ajudar a se livrar de possíveis dívidas e, quando todas elas estiverem quitadas, comece reservar um valor para emergências. Tudo isso exige muita disciplina e determinação, mas com certeza é um processo que vale a pena!

  • Invista o seu dinheiro:

Ao colocar todas as dicas anteriores com certeza você perceberá melhoras na sua vida financeira, principalmente ao economizar um pouco diariamente. Como resultado você terá sempre uma reserva para emergências e estará preparado para situações de crise. No entanto, é também possível multiplicar as suas reservas financeiras!

Você poderá separar mensalmente uma parcela das suas reservas para realizar investimentos seguros. Há quem opte por aplicar nas tradicionais contas poupança das instituições financeiras, porém existem investimentos melhores. 

A renda fixa, por exemplo, é um investimento seguro e que oferece maior rendimento que a poupança. Pesquise na internet as diferenças entre estes modelos de rendimento e escolha o mais adequado para você. Caso tenha alguma dúvida, não deixe de procurar a ajuda de um profissional! 

Gostou das nossas dicas para economizar e melhorar a sua vida financeira? E que tal começar aplicá-las agora mesmo? 


Você poderá diminuir os custos com a proteção do seu veículo adquirindo a proteção veicular da Simples Brasil! Mantenha o seu carro protegido com o menor custo do mercado, e conte com todos os benefícios dos nossos associados. Entre em contato conosco agora mesmo e solicite a sua cotação!