Você acha que levou uma multa? Saiba como descobrir no mesmo dia!

Você acha que levou uma multa? Saiba como descobrir no mesmo dia! Simples Brasil

Às vezes acontecem algumas situações no trânsito que preocupam os motoristas, deixando aquela angústia de não ter a certeza se você levou uma multa ou não.

Entretanto, existem formas de consultar multas de trânsito pela internet. Quer descobrir como? Então continue no texto!

Como consultar multas de trânsito

O órgão de trânsito tem um prazo de 30 dias para a expedição da notificação de autuação depois que um ato de infração é cometido. Assim, é um processo lento — principalmente considerando o tempo de entrega dos correios.

Porém, existe a possibilidade da consulta online. 

Geralmente, basta ir ao site do Detran do seu município e procurar a categoria “consulta de multas” ou semelhantes. Para ver as multas em ativo é preciso informar dados como a placa do veículo ou o seu RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores).

Qual o prazo para a multa entrar no sistema?

A legislação não define um prazo para a disponibilização dos dados. Logo, o lançamento da informação vai depender da agilidade do órgão autuador responsável.

Assim, o indicado é ir conferindo com certa periodicidade no site para ter a certeza.

O que fazer ao receber a notificação

A notificação da autuação é um documento que informa sobre a abertura do processo administrativo. 

É permitido um prazo para a indicação de um condutor responsável ou para apresentação de uma defesa prévia. Caso seja desejado, é possível entrar com o recurso de multa.

O que acontece se você não pagar

Existem diversas consequências caso um infrator se recuse a pagar a multa estabelecida, veja algumas:

  • Juros e aumento no valor da multa: caso não seja paga no prazo determinado, ela acaba gerando juros;
  • Impossibilidade de emitir o CRLV: para a regularização da CRLV é preciso que todos os débitos do motorista estejam em dia. Sem a renovação do certificado é possível, inclusive, que o veículo seja apreendido;
  • Inscrição na dívida ativa: não pagar a multa pode gerar dívida ativa, o que pode acarretar bloqueio de bens;
  • Inscrição em órgãos de negativação de crédito: além disso, outra consequência é a inscrição em órgãos de negativação de crédito, como o Serasa. Te deixando com o “nome sujo”.

Agora você sabe como consultar multas de trânsito sem depender de processos demorados! Quer saber mais? Nos acompanhe em nossas redes para mais informações relevantes.