Amortecedor recondicionado: vale a pena?

Amortecedor recondicionado vale a pena

Para o funcionamento perfeito de um veículo, é importante garantir que as peças que o compõem sejam de qualidade e estejam aptas para desempenhar sua função.

Em contrapartida, todo motorista busca economizar também. Afinal, peças de carro são caras. Porém, até onde isso vale a pena?

Hoje vamos falar um pouco sobre os amortecedores recondicionados, o que são e se valem o investimento. Confira no texto!

Qual a função dos amortecedores?

O amortecedor é o principal componente do sistema de suspensão de um carro, garantindo a estabilidade do veículo e segurança dos passageiros.

Sua função é de absorver os impactos sofridos pelo automóvel devido às irregularidades das estradas.

Quando trocar o amortecedor?

A vida útil de um amortecedor dura em média 50 mil km. Porém, sabemos que a durabilidade das peças de um carro depende de uma série de fatores, como hábitos do motorista e condição das estradas.

Por isso, o recomendado é que o proprietário realize as revisões esporádicas corretamente. Assim um profissional capacitado pode te instruir diante das necessidades do seu veículo.

O que é um amortecedor recondicionado?

Amortecedores recondicionados são peças que já foram utilizadas anteriormente e passaram por um processo de reforma. A ideia é recuperar suas propriedades essenciais para que possam ser reutilizadas.

Por serem peças que passaram por uma reforma, são consideravelmente mais baratas em comparação com amortecedores novos. E, se for feito por um empresa confiável, costumam ser apropriados para uso.

Mas afinal, amortecedores recondicionados valem a pena?

É preciso ter em mente que nem sempre o mais barato é a melhor opção. Um amortecedor recondicionado não é capaz de garantir a eficiência e segurança de uma peça nova, uma vez que já foram utilizados anteriormente.

E, por mais que tenha sido um bom trabalho na peça recondicionada, nada se compara à qualidade de funcionamento de uma peça nova.

Logo, por muitas vezes, é uma economia cara, uma vez que a troca da peça vai precisar ser feita em um período muito menor de tempo. Além disso, a segurança de uma peça nova acaba sendo muito maior por oferecer a certeza de uma peça de qualidade.

Portanto, para não colocar sua vida e de quem anda em seu carro em perigo, o ideal é optar por uma peça nova.

Você conhecia os amortecedores recondicionados? Para mais conteúdos como este, siga a Simples Brasil nas redes sociais.