Acidente no trânsito: o que fazer em uma batida de carro?

Uma batida de carro é algo que pode acontecer com qualquer um. Sejam acidentes sem vítimas e com poucos danos, sejam acidentes mais graves, nas cidades e rodovias todos os motoristas estão sujeitos a essas eventualidades.

Porém, algumas dúvidas vêm à cabeça do condutor… Como devo agir nessa situação? Quais informações eu peço ao motorista envolvido na batida? Basta trocar telefones? Quando é necessário fazer o BO?

Por isso, se você simplesmente quer estar preparado para agir nesse tipo de situação ou conhece alguém que acabou de bater o carro, este post é para você!

Caso 1 – O acidente não deixou vítimas e o carro ainda funciona:

A primeira coisa a se fazer nesse caso é tirar os veículos da via, para desobstruir o tráfego.

Em seguida, preocupe-se em anotar todas as informações que serão necessárias para registrar o boletim de ocorrência. Apesar do registro de BO não ser obrigatório nesse tipo de situação, ele é bastante recomendado e será pedido caso você acione a associação que presta o serviço de proteção do seu veículo. Portanto, tenha anotadas informações, como placa do carro e dados do outro envolvido, dia e horário do acidente. Para simplificar, peça a ele sua CNH e anote tudo.

Para sua maior segurança, fotografe os carros e os danos para deixar tudo registrado.

Vocês podem trocar telefones, se preferirem, mas não sem antes fazer tudo o que foi indicado acima! Não é nada seguro deixar todas as informações na esperança de que o outro envolvido as passe para você depois.

Caso 2 – O acidente não deixou vítimas, mas o carro não anda:

Nesse caso, não é possível retirar os veículos que obstruem a via. Por essa razão, mantenha-o no local da batida e ligue o pisca-alerta. Não se esqueça de sinalizar a área com o triângulo a uma distância de pelo menos 30m do carro (dica: conte 30 passos largos a partir da traseira do veículo!).

Logo após tudo isso, digite 190 no seu telefone, para que a polícia te ajude no registro do boletim de ocorrência e, também, auxilie no trânsito da área. Além disso, é preciso ainda seguir os passos que indicamos no Caso 1: obter todas as informações necessárias para registrar o BO e, se preciso, acionar a associação que presta o serviço de proteção do seu veículo.

Caso 3 – O acidente deixou vítimas:

Caso haja vítima(s) decorrente(s) da batida, acione imediatamente a emergência! Nessa situação, além do 190 (Polícia Militar), outros números como 191 (Polícia Rodoviária Federal), 192 (SAMU) e 193 (Bombeiros) podem ser necessários.

Assim como no Caso 2, sinalize o local e registre quaisquer informações necessárias ao registro do BO. Nesse caso, o boletim de ocorrência é obrigatório.

Além disso, nunca movimente as vítimas, isso pode agravar seus ferimentos. Em vez disso, acione pessoas especializadas. E lembre-se: é dever do motorista chamar a emergência, que irá prestar socorro aos feridos; omissão de socorro é crime.