Telemedicina: atendimento gratuito para suspeita de COVID-19

A telemedicina é uma modalidade de atendimento, regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina, que permite assistência médica à distância. O objetivo da telemedicina, sobretudo durante a pandemia, é oferecer assistência para pacientes com sintomas da doença, bem como para outros casos não urgentes. Dessa forma, as pessoas recebem o atendimento adequado sem se deslocar até hospitais.

Esse serviço é oferecido por planos de saúde, clínicas e consultórios médicos, mas também existem opções gratuitas no mercado. Diante da crise econômica que estamos vivendo, o atendimento sem custo é uma boa alternativa para todos! Por este motivo, fizemos uma curadoria dos serviços de telemedicina oferecidos gratuitamente.

Veja quais são as opções disponíveis e, em caso de suspeita de coronavírus, esteja preparado para solicitar atendimento!

Atendimento gratuito para pacientes suspeitos de COVID-19:

O Sistema Único de Saúde, e algumas organizações não governamentais, estão oferecendo atendimento gratuito para pacientes com sintomas da COVID-19. Algumas modalidades, principalmente as disponibilizadas pelo SUS e por planos de saúde, também servem para que pacientes façam o seu acompanhamento mensal. 

O objetivo principal, assim como citamos no início da publicação, é diminuir o fluxo de pessoas em hospitais e postos de saúde durante a pandemia do Coronavírus. A seguir entenda como funciona cada atendimento, e de que forma você poderá utilizá-los caso seja necessário:

  1. Telemedicina no SUS (Sistema Único de Saúde):

A população brasileira não precisa se deslocar até postos de saúde para receber diagnósticos ou orientações do coronavírus. Poucas pessoas sabem, mas o Sistema Único de Saúde coloca à disposição de todos os serviços do TeleSus. 

Trata-se de um sistema de atendimento que oferece consultas gratuitas com profissionais da saúde, para esclarecer dúvidas sobre o COVID-19 e/ou orientações sobre sintomas da doença. Para isso, basta entrar em contato através dos canais de atendimento serviço, sendo três alternativas: 

  • Ligando para o Disque Saúde 136;
  • Pelo site do Ministério da Saúde;
  • Baixando o aplicativo Coronavírus SUS.

O SUS também oferece para os seus usuários consultas virtuais nos postos de saúde através do Consultório Virtual. Assim, pacientes que já fazem acompanhamento na atenção primária, continuarão recebendo a assistência necessária durante a pandemia do Coronavírus.

  1. Missão COVID:

A Missão COVID é uma plataforma, desenvolvida por uma organização governamental, que oferece o serviço de telemedicina para pacientes com suspeita de COVID-19. Através de uma plataforma gratuita, eles fazem o cadastro e são atendimentos por médicos voluntários. Assim é possível identificar de forma preventiva casos da nova doença e, se necessário, encaminhá-los para o atendimento médico.

Qualquer pessoa pode solicitar o atendimento através da plataforma Missão COVID. Basta realizar o cadastro no site e aguardar o contato do profissional de saúde, que será feito posteriormente através do Whatsapp. Mais uma alternativa para quem está apresentando os sintomas da doença, mas não possui plano de saúde ou não conseguiu atendimento por outros canais.

  1. Central Corona:

A Central Corona é também um serviço gratuito de assistência a pacientes com suspeita de COVID-19 oferecido por uma organização não governamental. Assim como exemplo citado anteriormente, o atendimento é feito por médicos e profissionais da saúde voluntários e o atendimento é feito via Whatsapp ou Telegram.

Para solicitar ajuda os pacientes acessam o site, realizam um cadastro prévio e são direcionados para o aplicativo escolhido. A princípio o atendimento é automatizado, assim a plataforma irá identificar se existe ou não a necessidade de encaminhar o paciente para um médico. Posteriormente, o chat é direcionado para uma fila de requisições na qual os médicos têm acesso.

  1. Planos de Saúde:

Alguns planos de saúde também estão oferecendo atendimento via telemedicina sem custo para os seus beneficiários. A Unimed, por exemplo, disponibiliza no seu site uma central de atendimento para pacientes com sintomas de COVID-19. Eles podem esclarecer dúvidas e, apenas se necessário, o caso será encaminhado para o atendimento presencial.

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